sexta-feira, 30 de maio de 2008

Protocolo de Quioto

Legenda :
Verde : Países que ratificaram o protocolo.
Amarelo : Países que ratificaram, mas ainda não cumpriram o protocolo.
Vermelho : Países que não ratificaram o protocolo.
Cinzento : Países que não assumiram nenhuma posição no protocolo.

O Protocolo de Quioto é um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global.


Discutido e negociado em Quioto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de 1999. Sendo que para este entrar em vigor precisou que 55% dos países, que juntos, produzem 55% das emissões, o ratificassem, assim entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de 2004


Por ele se propõe um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990 no período entre 2008 e 2012, também chamado de primeiro período de compromisso (para muitos países, como os membros da UE, isso corresponde a 15% abaixo das emissões esperadas para 2008).


A redução das emissões deverá acontecer em várias atividades económicas. O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas:
Reformar os setores de energia e transportes;
Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.


Se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, estima-se que deva reduzir a temperatura global entre 1,4ºC e 5,8ºC até 2100, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.

Fonte: Wikipedia

Comentário:

Achei interessante o facto de se ter elaborado um protocolo que tenha como principal função a protecção do ambiente. Lembrei-me do protocolo de Quioto, pois já tinha feito um trabalho que envolvia este protocolo. Os países como os EUA e a China não assinaram este protocolo e acho que hoje em dia estão a sofrer as consequencias de não se preocuparem com o ambiente. o problema é que não estão só a destruir o seu país, mas também o Mundo inteiro.

Sem comentários: