quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Problemas da Agricultura Portuguesa

A agricultura portuguesa continua muito deficitária, a mão-de-obra agrícola continua a ter uma participação fundamentalmente constituída pelo agregado doméstico do produtor. A percentagem de agricultores idosos (com mais de 65 anos) aumentou 19%, representando quase metade dos produtores agrícolas. 1/3 dos agricultores não tem qualquer nível de instrução e formação profissional e apenas cerca de 1500 produtores têm formação agrícola completa (0,9%).
Em 26 anos, a área de cereais para grão decresceu cerca de meio milhão de hectares, devido à redução das terras aráveis. Esta tendência expandiu-se de uma forma geral às restantes culturas temporárias.
Do ponto de vista económico, nos últimos 26 anos, a agricultura teve perda de importância na economia nacional; é uma actividade fortemente dependente de subsídios; os investimentos são aplicados sobretudo em plantações e máquinas; houve um forte aumento do valor dos combustíveis e lubrificantes no consumo interno da actividade agrícola.

1 comentário:

Ruby disse...

O início está um pouco confuso, pois dizes lá qualquer coisa de 19p.P que nao percebo o que é. E dizes pouco mais que isso. Referes ainda alguma informação, mas é só isso, parece que não foi muito trabalhada essa informação.